Histórico

Sobre a trajetória da deFEMde

A Rede Feminista de Juristas nasceu nas arcadas da SanFran em 2016, reunindo jovens juristas, companheiras do movimento estudantil e feminista, com o intuito de trocar experiências pessoais relacionadas à misoginia e machismo no meio jurídico, violências às quais nós somos diariamente submetidas no exercício de nossas carreiras.

Evento realizado em 2016

Tratavam-se de situações como preterimento em vagas de trabalho e ascensão na carreira, casos de assédio sexual por orientador de pós-graduação e outras situações que explicitam as barreiras de gênero para inserção profissional e política, ou mesmo troca de experiências e apoio sobre episódios de violência.

Primeiro evento geral da deFEMde em 2017

As juristas que fizeram parte da fundação da deFEMde foram Amanda Claro, Beatriz Ricci, Caroline Almeida, Isabela Guimarães, Lúcia Kajino, Luciana Ayuso, Luiza Abrahão, Maia Aguilera, Mariana Serrano, Marina Ganzarolli, Sofia Larriera, Tainã Góis e Yasmin Cascone.

As correspondências e laços firmados nos inspiraram a deFEMde, para estratégias de transformação do meio jurídico, com a produção de teses jurídico-feministas para a defesa e garantia dos direitos das mulheres em todos os campos do direito.

Este propósito, com o tempo, foi se expandindo, à medida que o escopo de atuação da Rede foi se diversificando, alcançando as interseccionalidades e assumindo compromissos de combate com estruturas discriminatórias que perpassam a cidadania de todes nós.

Muitas outras pessoas contribuíram significativamente para o desenvolvimento e os trabalhos da deFEMde, inclusive no âmbito das diversas formações da Organizativa, nomenclatura anterior dada à gestão da Rede. Entre estas pessoas, podemos citar Amanda Vitorino, Ana Passos, Daiany Campos, Érica Meirelles, Evorah Cardoso, Gabriela Biazi, Louise Oliveira, Olga Franco, Pamela Michelena e Thayná Yaredy.

Junte-se a nós

Quer fazer parte da nossa Rede ou nos ajudar de alguma forma? Entre em contato com a gente. Precisamos de ajuda em diversas áreas em diferentes pontos do país para seguirmos trabalhando por uma sociedade mais justa.